Estância abre oficialmente seus festejos juninos



03/06/19 10h50   Estância e região Imprimir

O município de Estância abriu oficialmente na noite de ontem, 31, o ciclo junino da cidade do Barco de Fogo com a salva de São João, iniciada às 20h com um grande cortejo cultural que saiu do Bairro Santa Cruz até a Praça Barão do Rio Branco. Em seguida, a festa continuou até às 6h deste sábado com o show da banda Cavalo de Pau, última das 4 atrações que agitaram o maior público já previsto na história do forródromo Rogério Cardoso. De agora em diante serão 30 dias de efervescência cultural que celebram a festa que marca a cultura e identidade do povo estanciano.

“Mais uma vez Estância abre sua festa maior com um grande show pirotécnico e cultural, uma festa que celebra o pertencimento do estanciano que aflora a sua estancianidade e acolhe os milhares de turistas que aqui chegam para juntos celebrarem o São João da cultura e da tradição. Serão 30 dias de muita festa, muita animação. Seja bem vindo junho. Aos estancianos e turistas desejo que sejam felizes e vivam intensamente o nosso São João”, disse o prefeito Gilson Andrade.

A cidade se preparou para seus festejos. As ruas foram enfeitadas de bandeirolas e o céu iluminado com a limaia e a boca de cor das espadas que coloriram as ruas da cidade durante o cortejo cultural que saiu do Bairro Santa Cruz, levando uma multidão de agentes culturais, turistas e estancianos que dançaram ao ritmo forte da batida do tamanco de madeira dos diversos grupos de batucadas juninas que acompanharam o trajeto. As quadrilhas, o reisado, músicos, fogueteiros e as rainhas do São João também acompanharam a festa.

Na Praça Barão do Rio Branco o padre Nivaldo fez a bênção da fogueira, momento sacroque se soma as manifestações profanas da festa e que formam um dos momentos mais importantes de todo o ciclo junino da cidade. Após a bênção, as autoridades políticas  fizeram, o hasteamento das bandeiras dos santos juninos, dando o pontapé inicial para essa festa que irá se estender até o dia 30 de junho. Fechando com chave de ouro a primeira noite na Praça Barão, o forró do trio pé de serra animou a noite enquanto rolava apresentação das espadas e do majestoso Barco de Fogo.

Às 22h30 a festa foi iniciada no Forródromo Rogério Cardoso com o show do estanciano Tyta Barão. Em seguida o vaqueiro Mano Walter subiu ao palco e emocionou a multidão ao dar oportunidade ao vaqueirinho Adriel, estanciano de apenas 11 anos que cantou ao lado do seu ídolo. Outro ponto emocionante, e que fez muitos irem às lágrimas, foi a homenagem feita ao cantor Gabriel Diniz, que perdeu sua vida de forma trágica no domingo passado em solos estancianos. A noite contou ainda com o super show de Márcia Felipe e em seguida a Banda Cavalo de Pau que colocou os forrozeiros para dançar até às 6h da manhã.

A festa contou com uma superestrutura de som, palco, camarote, iluminação e segurança. Com sistema de câmaras de TV, e o trabalho da GM, PM, Bombeiros Civis e Segurança Privada o evento não contabilizou nenhuma ocorrência de maior gravidade e entrou para a história como um dos mais seguros e animados de todos os tempos.

Hoje a festa terá continuidade com a inauguração do Arraiá Raimundo Jaco que será palco de dezenas de shows de aristas locais e regionais, além de um banquete cultural com atrações para todos os gostos e idades.

Em Estância, a cultura e a tradição aquecem a paixão do seu povo e atrai milhares de turistas que se encantam com as belezas naturais, culturais e gastronômicas dessa cidade hospitaleira e que brinca a partir de então a sua festa maior.

https://www.estancia.se.gov.br