Adriana Leite assume interinamente a Prefeitura de Estância



18/07/19 05h22   Diversos Imprimir

 

 

Em solenidade realizada no Paço Municipal tomou posse como prefeita de Estância, na úlima quarta-feira, dia 17/07, a bacharela em direito e professora Adriana Leite, então vice-prefeita (PRB). Ela assume a prefeitura por quinze dias enquanto o prefeito Gilson Andrade entra em gozo de férias.  

“Honra-me, sobre maneira, assumir a Prefeitura de Estância; condição que aumenta ainda mais o meu desejo de trabalhar por esta cidade. Ainda que seja por um breve tempo de dias, mas grande em compromisso e responsabilidade ao tratar com crianças, jovens, mulheres, homens e idosos. É grande a minha satisfação em estar, neste ato, tendo uma alternância de gênero, onde uma mulher sucede a um homem em honroso cargo público. Temos homens e mulheres igualmente valorizados pela sociedade”, disse a prefeita interina.

Adriana Leite é a quarta mulher a estar no comando da Prefeitura de Estância. Tem como antecessoras a ex-vice-prefeita doutora Cleide Carvalho (2010); a ex-prefeita Dayse Garcia (1995) e a ex-prefeita Núbia Nabuco Macedo (1950).

Marcaram presença: vereadores André Graça, Tertuliano Pereira, Chica do Fato, Misael Dantas, Edivaldo da Praia, Sandro de Bibi; ex-prefeito Ivan Leite, secretários municipais e imprensa.

Nascida em 18 de outubro de 1975, em Aracaju, Adriana Oliveira Santos Leite é a primogênita do casal Washington Alcino dos Santos e Nailda Oliveira Santos, de uma prole de quatro irmãos, e casada com o emprésário, ex-prefeito de Estância e ex-deputado estadual Ivan Santos Leite.

Adriana iniciou cedo sua vida profissional, ainda com 14, já ajudava seu pai na farmácia da família, o que não atrapalhava o seu desempenho no colégio de Purificação, onde sempre foi uma excelente aluna, princialmente de língua inglesa. Devido a essa habilidade, aos 18 anos, “tia Adriana” passou a lecionar inglês em vários escolhidas particulares dos bairros de Aracaju e do conjunto João Alves.

Ela sempre esteve envolvida em atividades ligadas à escola, ao esporte, à dança e ao evangelho. Foi aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, onde concluiu seu ensino médio. Cantou em coral, praticou handball, fez jazz, inglês e trabalhou ativamente nas atividades docentes da igreja como professora de seminário para jovens. Ainda consagrou-se Garota Atheneu e Miss Nossa Senhora do Socorro, para orgulho do seu pai.

O amor à Educação e a vocação pela licenciatura, levaram Adriana à sua primera graduação em Letras Português/Inglês, pela Universidade Federal de Sergipe. A professora Adriana Oliveira, trabalhou em várias escolas, principalmente na cidades de Aracaju, Japaratuba, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e em 2004 chegou como professora, atráves do processo seletivo coordenado pela professora Geovana da Oliveira Lima à cidade jardim, Estância, na região de Porto do Mato para trabalhar na Escola Luz e Vida, com Pe. Humbert Leeb e com a professora Geovana, com quem nutre uma amizade.

Através do seu trabalho, foi escolhida por Geovana para ser seu “braço direito” e desenvolver um trabalho naquela região; tornando-se Supervisora das Escolas da Praia através da Secretaria Municipal de Educação. No ano seguinte a professora Adriana tornou-se Diretora do Cadastro Único, desenvolvendo um trabalho ímpar ao ampliar o número de famílias atendidas.

Em 2007 tornou-se chefe de gabinete na administração do então prefeito, Ivan Leite e Coordenadora da luta pelo fim da violência contra a mulher, atividades destacada através do projeto AME-SE das mulheres de Estância Sergipe.

Em 2014, Adriana Leite concluiu sua segunda graduação e tornou-se Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes. É presidente do PRB Mulher do Estado de Sergipe, partido Republicano do Brasil e também do Diretório Municiapl de Estância onde desenvolve e participa de vários trabalhos sociais e defende o crescimento do protagonismo da mulher na política.

Foi em 2014 foi nomeada pelo Governo do Estado de Sergipe Diretora Administrativa e Financeira da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe – PRONESE, e em 2015 assumiu a Superitendência da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos e em 2016 foi eleita vice-prefeita do município de Estância.