Estância festejou com sucesso a sua fascinante festa junina



18/07/19 06h46   Estância e região Imprimir

 

Foram 30 dias consecutivos de festa, começou com a Salva (abertura no dia 31/05), arrastão cultural formado por batucadas, quadrilhas e diversos grupos culturais, além da tradicional benção da fogueira, onde o sagrado e o popular se misturaram em um show de fé, beleza e alegria.

No forródromo Rogério Cardoso, houve shows artísticos nas principais datas, onde a musicalidade nacional e local dividiu o mesmo espaço, proporcionando a todos a oportunidade de dançar nos rítmos do forró e curtir artistas que lá se apresentaram.

Durante todos os dias de junho no arraiá Raimundo Jaco, aconteceu apresentação cultural e muito forró. Dentro da programação junina ocorreu concurso de quadrilhas, barco de fogo,  melhor fogo (busca-pés, espadas), concurso de ruas enfeitadas,  licor, escolha da rainha do São João (mirim, adulta), além de show pirotécnico.

Todos esses elementos culturais, associados a rica culinária típica: maniçoba, bobo de camarão, bejú, pé-de-moleque, pamonha, mungunzá, canjica, bolo de macaxeira, milho, puba, entre outras iguarias, com a cordialidade do povo estanciano contribuíram para o brilho e o encanto do nosso festejo junino.  

Como reconhecimento desta grande festa junina de 2019, a Prefeitura de Estância, através do prefeito Gilson Andrade recebeu no dia 13/07 o Prêmio Sanfona de Ouro de Melhor festa junina do interior. Estância vivênciou sua festa maior com tradição, cultura e arte, uma festa que valorizou a cultura local e que foi destaque também pela organização, segurança e hospitalidade.