Estância sedia encontro regional do programa Líder Sul Sergipano do SEBRAE



22/07/19 05h04   Estância e região Imprimir

O encontro contou com a presença de gestores e empresários da região sul sergipana

 

Aconteceu na manhã de quinta-feira, 18, no auditório da Câmara de Vereadores de Estância (CVE), o pré-lançamento do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LÍDER) do Sebrae, para os municípios do território sul sergipano. O Programa LIDER visa promover a mobilização de lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustação, congregando e integrando: setor público, setor privado e terceiro setor.

A proposta é reunir empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil com foco na construção de uma rede de parceiros visando a elaboração de uma agenda de desenvolvimento. O encontro de Estância contou com a presença de dezenas de empresários, gestores, e lideranças políticas e comunitárias dos nove municípios atendidos pela Regional Sul: Estância, Santa Luzia do Itanhy, Indiaroba, Umbaúba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Arauá, Pedrinhas e Itabaianinha.

“Esse encontro sediado no município de Estância é de extrema importância, trata-se de um projeto nacional que o Sebrae vem desenvolvendo em todo o território brasileiro e também aqui em nosso estado. O programa chegou a Sergipe em 2018 no alto sertão, e em 2019 foi expandido para a região sul e centro-sul. Ao final dos 8 encontros será elaborado um plano de ação para transformação da economia do Sul Sergipano”, destaca a coordenadora regional do Sebrae Estância, Heloísia Fontes.

O vereador e líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Misael Dantas, representou o poder legislativo e parabenizou o Sebrae pela iniciativa de formar Líderes. “Estamos presenciando um grandioso evento realizado pelo Sebrae, porque além da preocupação com a cidade de Estância representada com o nosso empresariado, percebo a presença de prefeitos e empresários de outras cidades circunvizinhas. Isso é muito bom para cidade de Estância, primeiro porque recepcionar essa grande quantidade de pessoas, e também porque através dessa parceria com o Sebrae estamos presenciando um programa de desenvolvimento e de capacitação de líderes”, destacou Misael Dantas.

Ao final desses encontros será construída uma agenda com plano de ação e governança composta por integrantes do grupo onde a metodologia foi aplicada. Essas novas ideias devem convergir com as políticas de fomento municipais, estaduais e federais que já estejam sendo implementadas na região, de forma a somar esforços e evitar o desperdício de esforços e recursos financeiros.

Prestigiaram o encontro o Secretário do Governo, Romualdo Vieira, que na oportunidade representou a prefeita em exercício, Adriana Leite; o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Carlos Blinofi ; o prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha; e empresários.