COLUNA DO J CRUZ



12/09/19 10h05   Diversos Imprimir

AS MULHERES E O PODER EXECUTIVO EM ESTÂNCIA

 

Diante do afastamento do prefeito Dr. Gilson Andrade, no último dia 17/07, a vice-prefeita Adriana Leite (PRB) tomou posse como prefeita de Estância e ficou no cargo até o dia 03/08. A professora Adriana Leite foi eleita como a vice de Gilson Andrade na última eleição municipal e se tornou a quarta mulher a chefiar o Poder Executivo Municipal estanciano. Adriana Leite é professora, bacharela em Direito, presidente do Diretório Municipal do PRB, ex-secretária Chefe de Gabinete (2005/2012), foi Diretora Financeira do Pronese; ex-superintendente da SEIDS e esposa do ex-prefeito Ivan Leite. Mas antes de Adriana Leite, outras mulheres assumiram a função de chefe do executivo municipal.

 

A primeira foi Núbia Nabuco Macedo no início da década de cinquenta do século passado, esposa de Francisco de Araújo Macedo, fundador e dirigente do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro em Sergipe, partido pelo qual foi deputado estadual e federal. Nascida em Esplanada (BA), entrou cedo para a política, elegendo-se prefeita de Estância, em 1950, com 33 anos.

 

Era a primeira mulher a ocupar a chefia de um executivo municipal. Seu relacionamento social fortaleceu a formação de uma sólida base trabalhista em Estância, onde o ambiente das fábricas de tecidos assegurava um público atento aos discursos e ações do PTB.

 

Núbia Nabuco Macedo elegeu-se deputada estadual em 1954, não concorreu à Assembléia em 1958, ficou na suplência em 1962. Com a extinção dos partidos, através de Ato Institucional do Governo Militar implantado no país em 1964, ingressa no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Pelo MDB é eleita deputada estadual em 1966, concorrendo, pela última vez, em 1970, ficando na suplência e se afastou em definitivo da política. Faleceu em 21/09/2008 em Fortaleza (CE).

 

A segunda foi Dayse de Oliveira Garcia que foi escolhida como a vice-prefeita na mesma chapa em que foi eleito o prefeito Nivaldo Silva Carvalho (PFL) em 1992 e com o afastamento do mesmo por questões de saúde e o seu falecimento, ela assumiu o poder executivo municipal pelo período de dois anos. Esposa do médico Carlos Magno Costa Garcia que também foi prefeito de Estância, deputado estadual e federal. É mãe de dois filhos, graduada em Serviço Social pela UFS, a exemplo de Núbia Macedo e Adriana Leite também não são estancianas, é natural de Aracaju.

 

Dra. Cleide Freire Carvalho foi eleita como a vice de Ivan Leite na eleição municipal de 2008 e se tornou a terceira mulher a chefiar o Poder Executivo Municipal estanciano. Graduada em medicina pela UFS, é estanciana e filha de ex-combatente, Augusto Freire, sempre exerceu a medicina em Estância, é casada e mãe de dois filhos, com um extenso trabalho social dedicado aos seus conterrâneos. Por isso, é bastante admirada como médica e participante de movimentos religiosos.

 

O que difere de Núbia Macedo e das outras “prefeitas” é que ela foi eleita como prefeita e as demais como vice. Outra característica que deve ser exposta é que Dra. Cleide é estanciana, entretanto esta particularidade jamais poderá ofuscar o desempenho de Núbia Macedo, Dayse Garcia e Adriana Leite a frente do executivo municipal estanciano. Outro detalhe importante destas senhoras é que todas são casadas. Logicamente que nenhuma delas por enquanto não poderão ser reconhecidas como Princesa Isabel, Golda Meir, Margaret Thatcher, Benazir Bhutto e outras, que são personagens da história universal. Mas certamente as nossas “prefeitas” já são personagens da história estanciana e porque não dizer também sergipana.

 

Em uma sociedade considerada machista em que os mandatos políticos estão sempre em sua maioria em poder dos homens, quando surge uma mulher com vocação para assumir cargos políticos e principalmente na área do executivo, causa estranheza para alguns. Pois é comum encontrá-las no poder legislativo e judiciário. Entretanto, a história política mostra que no decorrer dos séculos várias mulheres assumiram cargos a frente do executivo e obtiveram sucesso absoluto. Acredito que estas mulheres, Núbia Nabuco, Dayse Garcia, Cleide Freire Carvalho e Adriana Leite fazem parte deste grupo seleto que marcam a história política estanciana.

 

SUCESSÃO MUNICIPAL

 

 

Não precisa ser cientista político para entender que a corrida para ganhar a Prefeitura de Estância passa pela filiação partidária do atual prefeito Gilson Andrade, pois, no momento ele não está filiado a nenhum partido. Para definir sua filiação ele tem até o mês de março do próximo ano. Existem vários partidos que aceitam a sua filiação, principalmente porque as pesquisas atuais lhes são favoráveis, diante disso, qual o partido que não quer a filiação de um prefeito de uma cidade do porte de Estância? Só que essa indecisão aparente de não se ter conhecimento oficial para que partido Dr. Gilson Andrade irá se filiar, tem deixando os concorrentes um tanto desorientados.

 

Já imaginou se Gilson Andrade escolher um partido ligado ao Governador Belivaldo Chagas? Certamente vai frustrar o sonho de alguns que querem participar da corrida para ganhar a Prefeitura de Estância. Porém, caso se confirme a cassação de Belivaldo Chagas e sua Vice pelo TSE, o quadro político em Estância poderá alterar, pois, teremos nova eleiçao para Governador do Estado. 

 

SAQUE DO FGTS

 

 

O trabalhador que tenha conta de poupança na Caixa, a partir de 13 de setembro o valor será creditado automaticamente e vai até 19 de outubro de acordo com o mês de aniversário. Para quem não tem conta poupança na Caixa o pagamento começa em 18 de outubro do ano em curso e se encerra em 06 de março do próximo ano obedecendo o mês de aniversário. Segundo a Caixa, 33 milhões de cotistas deverão receber o crédito automático. Os trabalhadores também poderão recorrer às lotéricas, mas o valor do saque será limitado a R$ 100. Fazer o saque do FGTS não anula a retirada integral do valor do Fundo em caso de demissão sem justa causa, além da multa de 40% sobre o valor total. Cerca de 96 milhões de trabalhadores devem ser beneficiados com a liberação dos saques. Segundo a Caixa, são aproximadamente 260 milhões de contas ativas e inativas no FGTS, sendo que, 80% possuem saldo de até R$ 500.

 

80% DOS SERGIPANOS NÃO TEM ACESSO À COLETA DE ESGOTO

 

Segundo os dados estatísticos do Instituto Trata Brasil (ITB), 77,0% da população de Sergipe, estimada em 2.288.116 de pessoas segundo o IBGE, não tem acesso à coleta de esgoto. A coleta de esgoto é um dos fatores indispensáveis para que haja o saneamento básico. Ele deve coexistir ao lado do abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de resíduos sólidos e a drenagem de águas da chuva. Com essa carência, o saneamento básico da grande maioria dos municípios sergipano deixa a população vulnerável em contrair doenças transmitidas por água não tratada ou contaminada. O saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal, definido pela Lei nº. 11.445/2007, e tem a finalidade de diminuir o impacto ambiental, promover o aumento da qualidade de vida da população e a prevenção de doenças como a dengue, chicungunha, difteria etc.

 

LIRA CARLOS GOMES: 140 ANOS

 

No próximo dia 03 de outubro, a Associação Musical Lira Carlos Gomes completará 140 anos de criação, ou seja, de atividades ininterruptas. Para realizar a comemoração foi criada uma comissão que já realizou algumas reuniões no intuito de organizar e definir a programação do aniversário e outras providencias sobre o evento. Dia 03/10 às 19 horas será celebrada Missa em Ação de Graças e no dia 05 a grande comemoração a partir das 15 horas na Praça Barão do Rio Branco que contará com a presença de filarmônicas de Itabaianinha, Irará (BA), Cachoeira de São Felix (BA).

A Diretoria da Lira Carlos Gomes conta com a participação e a colaboração dos estancianos nesta comemoração histórica para a cidade da Estância.