Em parceria com a ROTA, SEMMA promove palestra alusiva ao Dia da Defesa da Fauna



20/09/19 05h49   Educação Imprimir

Culminando as atividades desenvolvidas no decorrer desta semana em escolas da rede municipal, em que a Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) promoveu palestras alusivas ao Dia da Árvore, nesta sexta-feira, 20, foi realizada na Escola Municipal Antônio Carlos Valadares (Escola Agrícola), uma palestra em comemoração ao Dia da Defesa da Fauna, que é celebrando domingo, 22.

A iniciativa contou com a parceria da Ronda Tática Ambiental (ROTA), que enviou o coordenador do Pelotão, GM Francisco Coentro. Ele explanou sobre as atribuições desenvolvidas, dentre elas, a proteção e fiscalização das áreas de preservação ambiental e a repressão de ações predatórias da fauna local, e com o auxílio do recurso data show, destacou a importância da preservação e a manutenção do ambiente ecologicamente equilibrado em todas as suas formas para as gerações presentes e futuras. “Infelizmente nos deparamos aqui, nessa região, com a prática da caça de animais para o consumo, assim, expusemos os perigos quanto ao consumo destes animais que podem transmitir doenças, e principalmente as questões legais que proíbem, até porque não se trata de uma caça para subsistência, e sim uma caça esportiva ilegal, sem autorização”, explicou.

Os estudantes se mostraram interessados e, atentos, tiraram dúvidas sobre a necessidade da preservação da fauna. “Foi uma palestra bem educativa, em que foi mostrado que não devemos maltratar os animais nem praticar a caça”, expôs Daniel Menezes, aluno do 9° ano. As alunas Cláudialyce de Oliveira, do 9º ano e Júlia Pereira, do 8º, disseram que tudo que aprenderam será multiplicado em casa para seus familiares e também aos vizinhos.

“Dentro das ações desenvolvidas pela SEMMA, seja no descarte consciente ou na sensibilização às questões ambientais, percebemos que a comunidade está mais participativa colocando em prática fazendo o dever de casa. Domingo é comemorado o Dia da Defesa da Fauna, por isso hoje, de forma diferenciada, viemos à Escola Agrícola, por se tratar de uma unidade situada na zona rural, onde é mais comum a presença de animais silvestres, havendo, portanto, a necessidade de abordamos este assunto”, disse.

O diretor da Escola Agrícola, Ailton Rodrigues Santos agradeceu a SEMMA e a ROTA por promoverem a referida palestra, e enfatizou que questões ambientais fazem parte das ações pedagógicas desenvolvidas naquela unidade de ensino. “É importante estimular o desenvolvimento dessa consciência, afinal, ao preservarmos o Meio Ambiente, estamos contribuindo com o bem-estar da humanidade e das gerações futuras”, expressou. O professor Andreson Batista, que leciona Ciências na instituição, disse que consciência e responsabilidade são fundamentais. “Observo aqui, uma iniciativa cujo objetivo é a mudança de conceitos para que se obtenha cidadãos mais conscientes”, afirmou.

https://www.estancia.se.gov.br/