Estância festeja 42 anos do pujante Bairro Cidade Nova nesse domingo



25/11/19 10h15   Estância e região Imprimir
Quem trafega pela BR-101, passando por Estância, não pode deixar de entrevir a vista parcial do Bairro Cidade Nova. Arraial iniciado em 1977, com exatos 42 anos de fundação, deixa na rabada mais de 27 municípios sergipanos. Como era de se esperar, não para de crescer, hoje possui em sua composição o Residencial Governador Marcelo Déda (Recanto Verde), com quase mil unidades habitacionais recém-construídas, praticamente, um bairro dentro do outro.
 
A Cidade Nova chega aos 42 anos e festeja as Bodas de Prata Dourada.  Idealizada pelo prefeito Walter Cardozo, em 24 de novembro de 1977, em cima de um trator (patrol), ao lado do motorista, Walter Cardozo desenhou a planta das ruas do bairro que  mais tarde levaria o seu nome. Nos teares da sua construção quase seria batizado de “Tropicália”. E, placidamente, ruas e avenidas foram tomando formas.
 
Em conversa com o senhor Pedro Siqueira - ex-prefeito, ex-deputado, empresário – revelou-me que o Bairro Cidade Nova foi construído em um terreno que tinha como promessa ser transformado num campo de pouso de avião. A promessa não se cumpriu, veio, então, a ser transformado no atual logradouro.
 
Prefeito Ivan Leite
 
De 2005 a 2012, Estância foi governada pelo engenheiro elétrico Ivan Leite, eleito prefeito por dois mandatos consecutivos. Nesse período Ivan Leite contribuiu ainda mais com o desenvolvimento do bairro ao garantir políticas públicas que fizeram o bairro dar um salto quântico.
 
Com Ivan Leite na prefeitura a Cidade Nova ganhou:
 
- Sede do Conselho Tutelar
- IFS, em parceria com o governo federal
- Cozinha Comunitária
- Creche/Escola
- Pavimentação do Conjunto Mutirão
- Pavimentação do Loteamento Belo Horizonte
- Pavimentação do Loteamento São Francisco
- Recapeamento asfáltico de todo o trecho do percurso da Astele: do CJ Santo Antônio ao B. Santa Cruz
- Cessão de terreno para construção de Escola Infantil em parceria com a Fundação Maratá
- Construção do Sesinho (Indústria do Conhecimento) com oferta de biblioteca, internet
- Reforma da Escola Núbia Nabuco
- Reforma da Escola Laura Costa
- Construção de uma Unidade de Saúde no CJ. Valadares
- Implantação de sede do Peti no Conjunto Paulo Amaral
- Ampliou o número de famílias beneficiárias do Bolsa Família
- Reforma e ampliação da área de captação de água - biribinha
 
Prefeito Carlos Magno
 
Em sua recente gestão garantiu a pavimentação de ruas do CJ. Paulo Amaral, abriu e pavimentou a Rua Osório Ramos, construiu praça na Entrada do bairro, pavimentou a rua de acesso ao IFS.
 
Prefeito Gilson Andrade
 
O prefeito Gilson Andrade elencou o Bairro Cidade Nova como uma das prioridades da sua gestão. Nesses três anos tem laborado para garantir qualidade de vida aos munícipes.  Ao longo de 40 anos ainda tinha famílias que habitavam em ruas sem pavimentação, sofriam com a poeira do verão e lamas do inverno, agora sorriem felizes com as obras de calçamento. As famílias da antiga Baixada, por exemplo, terão as suas ruas pavimentadas. As obras avançam, totalizando onze ruas.  Reabriu o Centro de Geração  de Renda em apoio às costureiras do bairro.
 
Esta semana o prefeito Gilson Andrade inaugurou a Cozinha Comunitária, está na iminência de ser inaugurado o calçamento de uma das ruas da antiga Baixada, também será inaugurada Quadra Poliesportiva. No mês passado inaugurou  uma Unidade de Saúde no Conjunto Santo Antônio.  O prefeito GA  está no aguardo da liberação da ordem de serviço dada pela Caixa, é provável que até janeiro próximo as obras do novo Mercado Municipal sejam iniciadas.
 
Vereador André Graça
 
Um pedido do vereador André Graça ao deputado Laércio Oliveira,garantiu a verba de um milhão de reais para fazer o recapeamento asfáltico das ruas transversais interligadas à Avenida Jornalista Augusto Gomes, será um grande presente para os moradores o que enfatizará a marca indelével da gestão Gilson Andrade.
 
O bairro já elegeu vereadores, é pujante, a cada dia agrega novo empreendimento. Possui cinco unidades de ensino, lojas de variedades, supermercados, farmácias, butiques, restaurantes, igrejas evangélicas e católica, feira livre, etc. Nesse dia, 24 de novembro de 2019, parabenizamos todos àqueles que direto ou indiretamente contribuem para transformá-lo em bairro maior que 27 municípios sergipanos.
 
Feliz aniversário, Cidade Nova, nos seus 42 anos de fundação!

Por: Genílson Máximo