Prefeito Gilson assina ordem de serviço para a construção de 3 polos de Academia da Saúde em Estância

O investimento superior a 340 mil reais beneficiará as comunidades do Alecrim, Santo Antônio e São Jorge



26/12/19 10h58   Estância e região Imprimir

Na manhã desta segunda-feira, 23, o prefeito de Estância, Gilson Andrade (Sem Partido), assinou, no Salão Nobre do Paço Municipal, ordens de serviço, no valor superior a R$ 340 mil reais,  para a construção de Academias da Saúde no município. O documento assinado beneficiará as comunidades dos bairros Alecrim, Conjunto Santo Antônio e bairro São Jorge com a promoção de ações estratégicas de promoção à saúde, bem-estar social, entretenimento e lazer.

As academias serão instaladas em praças e lugares ociosos que estavam sendo subutilizados, e que após a reforma serão transformados em atrativos para a reunião de pessoas. Pois, o programa visa contribuir com a promoção dos cuidados com a saúde e de um estilo de vida mais saudável para população.

Nesses espaços, a população encontra práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão; e mobilização da comunidade. Além das academias, o Chefe do Executivo Municipal anunciou a reforma das praças que ficam no entorno das academias e equipamentos sociais ligados a assistência.

“No ano de 2019 enfrentamos uma grande redução de receitas, e mesmo assim, com planejamento, conseguimos assinar ordens de serviço e entregar obras para população. E hoje, no apagar das luzes de 2019, estamos dando a ordem de serviço para construção de três academias ao ar livre, fruto do empenho do ex-deputado Federal André Moura. Essas academias serão construídas em três bairros que necessitam de equipamentos públicos. E nos próximos dias vamos assinar outras três ordens de serviço para reforma das praças do entorno das Academias da Saúde, CRAS Olga Benário (Cidade Nova) e do Centro de Convivência Maria do Carmo Vilaça (bairro São Jorge). Somados esses investimentos representam um aporte superior a 720 mil reais. Esse é o meu compromisso, de levar bem-estar e qualidade de vida aos estancianos”, afirmou o prefeito Gilson.

A instalação dessas academias está em consonância com a proposta de restruturação dos serviços de saúde, como construção ampliação e reformas de UBS, contratação de mais profissionais de saúde e no incentivo à prevenção de doenças e promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas. Os espaços, além de apropriados para a prática de exercícios, estimulam a convivência, melhora a estrutura da praça e passa a ser um local frequentado pelas famílias. “Eu fui o eletricista que fez as instalações das residencias do Santo Antônio, e de lá para cá a população aguardava pela construção de uma Praça. E hoje o senhor concretiza esse sonho. Parabéns Dr. Gilson por olhar pelo bairro Cidade Nova, e pela construção dessa academia ao ar livre. Eu e toda comunidade somos muito gratos”, afirmou Djalma do Maçadiço.

Além do prefeito Gilson Andrade, estiveram presentes na solenidade os vereadores Misael Dantas; Sandro Barreto Gomes; secretários; servidores; lideranças comunitárias; representantes das empresas vencedoras do certame e membros da imprensa.

SECOM ESTANCIA