VEREADOR DIONÍSIO: NO CAMINHO DAS SOLUÇÕES



31/12/19 09h20   Política Imprimir

 

Ao longo dos últimos três anos, o vereador Dionísio Neto (REDE) tem feito acontecer uma história exemplar de atuação na política estanciana. Desde que assumiu o compromisso de exercer um mandato de maneira transparente, sempre em busca das melhores soluções para o município, o Edil tem demonstrado que é possível fazer política de maneira séria e comprometida, sem se corromper e valorizando a participação popular.

Em 2019 foram apresentados diversos Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações que objetivam melhorar a vida da população. Além disso, o vereador não se esquivou de denunciar irregularidades, encaminhando ofícios ao Ministério Público e também aos secretários municipais, exigindo sempre a correta aplicação do dinheiro público.

Dentre as proposições deste ano destacam-se duas em particular: o Projeto de Lei nº 24/19, que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal do Terço dos Homens, a ser comemorado no dia 08 de dezembro e o Projeto de Lei nº 51/19, que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal em Defesa da Vida Intrauterina, a ser comemorado no dia 08 de outubro. Além destes, o vereador Dionísio conseguiu aprovação de projetos de denominação de logradouros, onde estancianos ilustres foram lembrados, a exemplo de Zé Taquari, Francisquinha Assunção, Núbia Macedo, irmã Marielle, Oscar Fontes de Faria, Alina Paim, dentre outros.

Uma situação que muito afligiu os estancianos este ano, especialmente os comerciantes de produtos de origem animal foi o fechamento das instalações de matadouros locais. Preocupado com tal situação, o vereador Dionísio encaminhou ao prefeito municipal a minuta do Projeto de Lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de modo que haja prévia fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal e os comerciantes locais possam produzir e vender seus produtos com tranquilidade, sem as surpresas do fechamento dos seus estabelecimentos comerciais, como ocorrera recentemente.

O bem-estar dos servidores públicos é também uma das preocupações do vereador Dionísio Neto. Pensando neles, fora apresentado o Projeto de Lei Complementar nº 06/19, que tem por objetivo contemplar os servidores públicos do município que desejarem licenciamento para cursar mestrado ou doutorado, nas situações em que houver vínculo com estes cursos e o cargo que o servidor ocupa na administração. De acordo com o Edil, esta concessão já existe para os professores, mas é importante que os demais servidores tenham tal direito.

Com relação aos requerimentos, que são pedidos verbais ou escritos que visam atender interesses do vereador voltados à comunidade, destaca-se o Requerimento nº 14/19, que solicita a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar a movimentação financeira do Hospital Regional Amparo de Maria nos últimos 15 anos, visando apurar eventuais irregularidades em sua gestão. Por meio do Requerimento nº 18/19, o vereador Dionísio solicitou ao Governador do Estado, o Sr. Belivaldo Chagas providencias acerca do início das obras de recapeamento asfáltico e toda a extensão da rodovia estadual SE/470 que liga a BR-101 à região das praias de Estância. Já o Requerimento nº 77/19 pede informações sobre a previsão do lançamento do edital do Concurso Público a ser realizado pela municipalidade, além de informações sobre quais os cargos previstos e se estes se adaptam às necessidades atuais do município.

Sobre as indicações, que são medidas indicadas pelo vereador com vista a atender interesse público, o vereador Dionísio encaminhou diversos pedidos ao gestor municipal, solicitando trocas de lâmpadas queimadas, calçamento e pavimentação em diversos logradouros do município; construção de quadra poliesportiva no Conjunto Valadares e no bairro Porto D’Areia; substituição das redes de distribuição de água fabricadas em amianto por tubos de PVC;  apresentação por parte da municipalidade de projeto do Refis/2018, permitindo assim o refinanciamento dos tributos atrasados pelos contribuintes; contratação de médico para atender aos moradores do bairro Santa Cruz; construção de uma caixa d´água no Conjunto Valadares; instalação de lixeiras seletivas nas regiões das praias; tratamento de afluentes industriais do município, de modo a auferir se as empresas aqui instaladas estão cumprindo com a correta destinação dos resíduos oriundos da produção industrial; construção de uma praça no povoado Porto do Mato e no Mariota Mesquita; ponto de embarque e desembarque de passageiros na entrada do povoado Raimundo Freire; dentre outras.

Por sua brilhante atuação junto ao Tiro de Guerra 06-013, o vereador Dionísio foi homenageado com o Diploma Amigo do Tiro de Guerra e com a Medalha de Mérito. Na ocasião, em que se comemorava o Dia da Bandeira, o Edil agradeceu aos atiradores e ao Sub-Tenente Hewer Vilanova por tão honrosa homenagem e cobrou mais uma vez da municipalidade a incorporação do Tiro de Guerra à Secretária Municipal de Educação, como meio de ajudar os jovens e a instituição que lhes auxilia na formação do amor à família, ao próximo e à Pátria.

A maior conquista do vereador Dionísio Neto tem sido a consciência tranquila frente aos ideais que sempre abraçou: um mandato transparente, no caminho das soluções e pautado na força do bem. Por tudo isso, alegra-se e agradece a todos pelo apoio e incentivo que permitiram uma atuação participativa, assumindo o compromisso de em 2020 continuar com o mesmo empenho.