Retrospectiva Estância e Região



13/01/20 11h08   Diversos Imprimir

 

 

JANEIRO

 

O ANO FOI MARCADO NEGATIVAMENTE POR PERDAS IRREPARÁVEIS. CRIMES BÁRBAROS,  ACIDENTES TRÁGICOS, CONFIRA NA NOSSA RETROSPECTIVA.

 

Jornal Folha da Região completa 20 anos de circulação ininterrupta

Em janeiro de 2019 o jornal Folha da Região, completou 20 anos de circulação ininterrupta. A Folha da Região orgulha-se de fazer parte do seleto time dos principais jornais da Estância de longa circulação: A Razão (fundada 1898, circulou por 51 anos), Folha Trabalhista (1949, periodicidade 49 anos), A Estância (fundado em 1931, duração de 44 anos) e a Voz do Povo (fundado em 1929, 15 anos). Entre outros menor periocidade, mas não menor importância.

Foi Monsenhor Antônio Fernandes da Silveira em 1832, há quase 200 anos que fundou o primeiro jornal em solo sergipano, denominado Recopilador Sergipano, que tinha como lema: “Sede justo se quereis ser livre, sede unido se quereis ser forte”. Apesar das dificuldades econômicas, esse periódico segue atualmente como o único jornal estanciano em circulação.

Valdevan Noventa toma posse na Câmara dos Deputados

O deputado federal Valdevan Noventa (PSC-SE) esteve entre os 513 parlamentares empossados nesta sexta-feira (1º), em sessão no Plenário Ulysses Guimarães, para a 56ª legislatura (2019-2023). No ato da posse, Valdevan respondeu a chamada nominal e fez o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Após o juramento no Plenário, o deputado recebeu amigos, familiares e representantes sindicais em seu gabinete no Anexo IV da Câmara Federal. “Os funcionários do nosso gabinete são capacitados para receber a todos que nos procurarem. Sabemos das necessidades imediatas do nosso estado de Sergipe e nosso objetivo é atender, na medida do possível, aos 75 municípios”, disse o deputado.

 

FEVEREIRO

 

Matadouro de Estância interditado

            Causou um grande reboliço na cidade a operação unificada do Ministério Público Federal e Estadual que interditou dia 15/02 o matadouro  municipal de Estância e o mercado municipal do bairro Valter Cardozo (Cidade Nova). A ação contou com a participação de representandes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Vigilância Sanitária, Comando de Operações Especiais (COE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O cerco aos matadouros começou em maio do ano passado, quando o Ministério Público Federal e Estadual (MPE) deflagaram a fiscalização preventiva integrada (FPI) . Na época interditaram o abatedouro de Muribeca, Nossa Senhora das Dores que eram clandestinos. Em agosto uma força tarefa fechou os matadouros de Cristinápolis e Tomar de Geru e em setembro suspenderam as atividades de Arauá, Boquim e Pedrinhas na região sul do estado.

Polícia Civil elucida latrocínio e prende executor do crime

A equipe da Delegacia Regional de Estância, sob o comando do delegado Allan Faustino, elucidou o latrocínio praticado contra Diego Moisés de Jesus Santos na madrugada do dia  21 de fevereiro, deste ano, na cidade de Estância. A prisão do autor, identificado como Michel Leal Dantas Soares, 30 anos, aconteceu na tarde do dia 09, em um povoado da cidade de Umbaúba/SE, local onde também foi apreendida a adolescente infratora que participou da ação.

Segundo apurado na investigação, Michel planejava levar o veículo da vítima para a cidade de Itabaiana/SE, porém, devido a problema em um dos pneus do veículo,  o autor do crime não conseguiu subtraí-lo, abandonando-o em uma rua nas proximidades da casa de Michel.

Michel responderá por latrocínio consumado, cuja pena é de 20 a 30 anos de reclusão, além de ocultação a cadáver; já a adolescente responderá pelos atos infracionais cometidos e encaminhada a Usip.Fonte: SSP/SE

 

MARÇO

 

Sergipe deu adeus ao ex-prefeito de Estância Manuel Pascoal Nabuco D’Ávila

Faleceu na segunda-feira, dia 18/03, o ex-prefeito de Estância-SE, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e desembargador aposentado Manoel Paschoal Nabuco Dávila. Ele faleceu em Salvador, Bahia. O velório foi realizado no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde ocorreu também o sepultamento, às 17 horas do dia 19/03.

Antes de ingressar no Ministério Público, como Promotor de Justiça, em 1980, Pascoal Nabuco foi Prefeito de Estância, onde não concluiu o mandato por conta do regime militar. Ascendeu ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe em 5 de agosto de 1996. Foi Corregedor-Geral de Justiça no biênio 1999-2001, quando criou a Vara de Penas Alternativas e a Central de Mandados; e Presidente do TRE/SE no biênio 2001-2003.

Assumiu a Presidência do TJSE no biênio 2003-2005, quando reformou o antigo prédio do Tribunal de Justiça, o Palácio Silvio Romero, na Praça Olímpio Campos, criando no local o Memorial do Judiciário; construiu o Arquivo Judiciário, instalou os Fóruns Integrados e realizou um grande concurso para o TJSE. Aposentou-se em agosto de 2007.

 

ABRIL

 

Vereadores de Umbaúba aprovam projeto de Lei que inclui Santo Antônio no calendário cultura do município

Os vereadores de Umbaúba aprovaram o Projeto de Lei nº 22, de autoria do presidente da Casa Legislativa, Fernando Augusto Prado (Gutto Prado), que inclui Santo Antônio no calendário cultural, e torna a data 13 de junho feriado municipal.

Através do PL, Umbaúba será o primeiro município a abrir os festejos juninos, e em seguida, as demais regiões. Durante a sessão, Gutto Prado destacou que, uma vez sancionada em lei, o município terá motivo para buscar apoio do Ministério da Cultura nas festividades juninas, e assim garantir mais recursos para realização do evento.

Segundo o presidente da Câmara, é preciso ter um motivo para captação de recursos federais, para que sejam investidos na área cultural, e Umbaúba não tem capacidade de arcar 100 % com as festas tradicionais, o que torna o projeto ainda mais importante.  Por TDantas Comunicação

 

MAIO

 

Escritor estanciano lança livro “Sombras da Saudades”

Com total apoio da Prefeitura de Estância por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi lançado na noite de quinta-feira, 2, dentro da programação alusiva aos 171 anos elevação da Cidade Berço da Cultura Sergipana a Categoria de Cidade, o livro do escritor estanciano Carlos Modesto, que retrata a história de ouro do Cinema Estanciano.

 O cerimônia foi realizada no Auditório do Gonçalo Prado, local que funcionava um dos três cinemas estancianos, e contou com a presença de várias autoridades.

Gabriel Diniz morre no litoral sergipano

Um trágico acidente de avião ceifou precocemente a vida do cantor Gabriel Diniz, conhecido pelo sucesso Jenifer, que bombou no Carnaval, morre no auge da carreira. A tragédia aconteceu no dia 27/05, no Porto do Mato, região litorânea de Estância-SE. O cantor havia feito um show em Feira de Santana (BA) e voltava para casa quando o “jatinho” no qual ele estava caiu.

Ele em 2017 esteve em Estância, se apresentou nos festejo junino quando proporcionou um bonito show e contagiou nosso povo estanciano com seu talento, criatividade e alegria.  Além do cantor GABRIEL DINIZ o acidente vitimou os pilotos ABRAÃO FARIAS e LINALDO XAVIER RODRIGUES.

 

JUNHO

 

Estância festejou com sucesso a sua fascinante festa junina

Foram 30 dias consecutivos de festa, começou com a Salva (abertura no dia 31/05), arrastão cultural formado por batucadas, quadrilhas e diversos grupos culturais. No forródromo Rogério Cardoso, houve shows artísticos nas principais datas, onde a musicalidade nacional e local dividiu o mesmo espaço, proporcionando a todos a oportunidade de dançar nos rítmos do forró e curtir artistas que lá se apresentaram.

Durante todos os dias de junho no arraiá Raimundo Jacó, aconteceu apresentação cultural e muito forró. Dentro da programação junina ocorreu concurso de quadrilhas, barco de fogo,  melhor fogo (busca-pés, espadas), concurso de ruas enfeitadas,  licor, escolha da rainha do São João (mirim, adulta), além de show pirotécnico.

Estância deu adeus a João Gravatá

Faleceu em São Paulo, na manhã do dia 19/06 (domingo), o senhor João Francisco dos Santos (conhecido por João Gravatá), pai do vereador e presidente da Câmara Municipal de Estância, André Graça. 

O Sr. Gravatá estava em tratamento de saúde acompanhado do filho André Graça, no Hospital Albert Einstein (SP) e veio a óbito por volta das 11h, aos 86 anos. Toda a cidade de Estância ficou profundamente consternada com a perda do amigo, por sua vez o Sr. João Gravatá, cidadão muito querido, partiu deixando muitas saudades.  

 

JULHO

 

Empresário estanciano morre em acidente na Bahia

            Um acidente trágico ocorrido dia 02/07, na rodovia BR 101 próximo a São João do Paraíso, no sul do estado da Bahia, ceifou precocemente a vida do empresário de transporte, o estanciano Marcos Antônio de Souza Liberal. O fato aconteceu por volta das 16h30 quando o motorista perdeu o controlo do carro ao passar por uma curva no km 623. Com a pista molhada por causa da chuva, o veículo, que se trata de uma Pick-up L200 preta, placa PQQ 2H76, caiu em uma ribanceira e o resultado foi fatal.

A notícia de sua morte chocou os moradores de Estância e região. Marcos Antônio de Souza Liberal, conhecido como Marcos Liberal. Era filho de Elisabete Souza Liberal e Pedro Salvino Liberal (in memorian). Casado com Elisabete dos Santos Liberal que sofreu apenas alguns ferimentos.   

Adriana Leite assume interinamente a Prefeitura de Estância

Em solenidade realizada no Paço Municipal tomou posse como prefeita de Estância, na quarta-feira, dia 17/07, a bacharela em direito e professora Adriana Leite, então vice-prefeita (PRB). Ela assume a prefeitura por quinze dias enquanto o prefeito Gilson Andrade entra em gozo de férias.  

Adriana Leite é a quarta mulher a estar no comando da Prefeitura de Estância. Tem como antecessoras a ex-vice-prefeita doutora Cleide Carvalho (2010); a ex-prefeita Dayse Garcia (1995) e a ex-prefeita Núbia Nabuco Macedo (1950).

Marcaram presença: vereadores André Graça, Tertuliano Pereira, Chica do Fato, Misael Dantas, Edivaldo da Praia, Sandro de Bibi; ex-prefeito Ivan Leite, secretários municipais e imprensa.

Estância deu adeus à professora Fátima

Causou intensa comoção à comunidade estanciana o falecimento da professora Maria de Fátima Morais Silva Almeida, de 49 anos de idade, ocorrido no dia 20 de julho. Num episódio como poucas vezes se viu em Estância, uma verdadeira multidão acompanhou o féretro, o qual teve início no velatório da OSAF e finalizou no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, tendo sido presidida pelo bispo diocesano, Dom Giovanni Crippa, e diversos sacerdotes uma missa de corpo presente na Igreja do Rosário antes do sepultamento.

Fátima era casada há vinte e quatro anos, com o psicólogo, professor e vereador Dionísio de Almeida Neto.

 

AGOSTO

 

Natural Tour recebe Prêmio de melhor Agência de Viagens da cidade de Estância

A Natural Tour foi agraciada com prêmio e certificado  de melhor  Agência de Viagens  da cidade de Estância, por haver sido consagrada  em primeiro lugar na pesquisa  de opinião pública, o Prêmio  foi  concedido  pela  empresa A.M.O revista com 10 anos no mercado,  que divulgou os destaques do ano 2019 da cidade de Estância.

A referida empresa entrevistou 600 pessoas em diversos bairros da cidade. A pesquisa foi realizada no comércio e nas ruas, entrevistando a população. "Temos, grande número de pessoas que viajam todos os meses pela Natural  Tour . O prêmio é um reconhecimento do trabalho criterioso e do cuidado que temos com cada um de nossos clientes", afirma  Jackson  Batista e Andrea Silveira, proprietários  da Natural Tour ."

Somos especialistas em excursões. Já realizamos mais de 100. Temos quase zero de reclamações. Pelos simples motivos de buscarmos o melhor e pensar sempre no bem-estar do cliente", explica os proprietários.  

 O cantor Tatá di Tao é homenageado  com Cidadania Estanciana

A entrega do título de cidadania estanciana ao senhor Jônatas Rosa da Silva, artisticamente conhecido por Tatá di Tao aconteceu dia 13/08, no auditório da Câmara Municipal de Estância. O agraciado é natural da cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. Aos três anos de idade transferiu-se com os familiares para Aracaju.

Após ser contratado para uma temporada de apresentações no Restaurante XPTO, em Estância, onde veio a se apaixonar pela senhorita Ilka Santos Rocha, com quem contraiu matrimônio. Desse conúbio nasceram duas lindas filhas. Daí, então, escolheu Estância para morar.

A homenagem foi configurada através do Projeto de Decreto Legislativo Nº12/2019, da lavra do vereador Alex Porto (Léo de FA), aprovado por unanimidade.

Morte de criança choca Cristinápolis e região

            Um crime bárbaro chocou os moradores do município de Cristinápolis. Segundo informações policiais colhidas pela nossa reportagem, uma criança de apenas oito anos de idade estava dormindo quando meliantes em busca do tio da vítima invadiram sua residência e alvejaram a menina Mariana Karina de Jesus Silva que morreu na hora.

O crime ocorreu por volta das 3h30min do dia 14/08 (quarta-feira) e mobilizou a polícia, equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e da Delegacia de Cristinápolis foram acionadas, ouviram testemunhas e identificaram os envolvidos.

No dia 15/08, foi deflagrada uma operação conjunta entre a Delegacia Regional de Tobias Barreto, Delegacia de Cristinápolis, 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) e a Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac). Na operação houve confronto e quase todos envolvidos no crime foram mortos ou presos.  (Com informações da SSP/SE)

 

SETEMBRO

 

Jovem morre e outro fica ferido após cair da moto em Itabaianinha

O jovem Leonardo Soares de Souza de 15 anos morreu em um acidente no bairro Caraíbas, na rodovia SE-295, que liga Itabaianinha a Tomar do Geru. O acidente aconteceu na madrugada do domingo 01/09, por volta das 04h00.

Os jovens conduziam motocicletas modelo Pop quando ao passar em um quebra-molas ambos acabaram perdendo o controle e vindo a cair no chão, os dois foram socorridos pela SAMU até o hospital São Luís Gonzaga, o jovem Leonardo Soares de 15 anos não resistiu aos ferimentos e acabou vindo a óbito por volta das 06h.

A outra vítima identificado por Lucas Anjos dos Santos 19 anos, teve várias escoriações pelo corpo e foi transferido para o hospital de urgência e emergência de Sergipe (HUSE). Com informações de Rogério Monteiro.  O repórter do povo.

 

OUTUBRO

 

Itabaianinha 104 anos de emamncipação política

Essa povoação passou à condição de freguesia em 6 de fevereiro de 1835, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Itabaianinha, sendo desmembrada da de Nossa Senhora dos Campos, hoje Tobias Barreto. Logo depois em 19 de fevereiro transformou-se em vila, compreendendo a freguesia de Nossa Senhora do Tomar do Geru.

Já em 19 de setembro de 1891, através da lei nº 3, que Itabaianinha  passou à categoria de cidade, mas só em 19 de outubro de 1915, através da lei nº 680, foi realmente emancipada.

A povoação de Itabaianinha, surgiu embaixo de um pé de tamarindo, onde os tropeiros, principalmente de Itabaiana, descansavam. Por isso eles acabaram batizando a localidade com o mesmo nome da cidade em que viviam acrescentando o diminutivo “inha”. Foi nesse local que teve início uma pequena feira, onde eles comercializam seus produtos.

 

NOVEMBRO

 

Crime de Carlos Gato: Polícia Civil cumpre mandado de prisão de suspeito condenado a sete anos de reclusão pelo crime que ocorreu em setembro de 2001

Na manhã dia 24/11/2019, policiais civis lotados em Cristinápolis/Tomar do Geru cumpriram o mandado de prisão definitiva do suspeito José Nilton dos Santos, em Tobias Barreto. Ele é acusado de praticar homicídio contra Carlos Alberto Oliveira Santos, conhecido como Carlos Gato, em 22 de setembro de 2001, na cidade de Pedrinhas, em Sergipe.

De acordo com as informações, o mandado de prisão foi dado pelo Juiz de Pedrinhas, entrentato o primeiro endereço fornecido por José Nilton era no município de Tomar do Geru, onde ele não mais residia. "Após investigações da inteligência da Polícia Civil, foi constatado que o suspeito estava residindo em Tobias Barreto." destacou o delegado Gerlandio Gomes, de Cristinápolis/Tomar do Geru.

José Nilton foi condenado há 7 anos de reclusão, sua prisão já foi comunicada à Justiça e o preso recambiado ao sistema prisional. Fonte: SSP-SE

Vereador de Itabaianinha é o único de Sergipe aprovado na RAPS 2020

Com mais de sete mil inscritos no processo seletivo da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS -, que incluiu pessoas de todas regiões do país e de 31 partidos diferentes, o jovem vereador de 24 anos da cidade de Itabaianinha, Martins Neto, Rede, foi o único sergipano aprovado.

Martins Neto estará ao lado de grandes políticos do Brasil promovendo debates sobre a construção de alternativas para um Brasil mais sustentável. Foram aprovados no processo de seleção RAPS 2020 um senador, sete deputados federais, 16 deputados estaduais, 18 vereadores, três prefeitos e um vice-prefeito.

Para Martins, só o fato de ele ter sido selecionado já foi bastante satisfatório, pois demonstra que o trabalho dele ultrapassou as barreiras do Estado. “Nosso trabalho a favor da educação, criação de políticas públicas e combate à corrupção atingiu um nível nacional”, constata o vereador de Itabaianinha.

A RAPS é uma organização suprapartidária que reúne políticos com diferentes visões de mundo e ideologias, mas que estão ligados pelo desejo comum de construir um país mais justo, com mais oportunidades e maior qualidade de vida.

Bairro Cidade Nova festeja 42 anos de existência

No dia 24/11, o bairro Valter Cardoso Costa, o mais populoso de Estância, e que também é conhecido como Cidade Nova, completou 42 anos de fundação. Celebrando a data, a Prefeitura Municipal  realizou várias ações no bairro, a exemplo de atendimento à população, inaugurações, evento esportivo, dentre outros.

“É muito importante celebrar o aniversário do bairro Cidade Nova, que teve origem em 1977, através da doação de terrenos pelo saudoso prefeito Valter Cardoso, e que de lá pra cá se desenvolveu bastante, tornando-se o mais populoso de Estância, contando hoje com aproximadamente 20 mil moradores. Como gestor municipal é gratificante vê-lo crescer em número de habitantes, e poder contribuir com serviços de infraestrutura levando mais cidadania para as pessoas que lá residem”, destacou o prefeito Gilson Andrade.

 

DEZEMBRO

 

Estancianos celebram festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Com o tema “batizados e enviados. A Igreja de Cristo em missão no mundo”, começou dia 03 de dezembro o novenário de Nossa Senhora de Guadalupe 2019. As novenas começaram às 19h com o ingresso da imagem da padroeira e a ladainha; logo após, Santa Missa.

A festa contou com uma comissão organizadora e sob a orientação espiritual dos vigários Pe. José  Edvaldo Silva Santos, Pe. Nivaldo Soares de Melo e o pároco Padre Humberto da Silva. O ponto alto foi dia 12/12.  Alvorada festiva às 05 h – (nas casas de família); 06h30min - Missa: Pe. João Antônio da Silva Santos; 10h - Solene concelebração presidida por Dom Giovanni Crippa (Bispo Diocesano);16h - Missa das Comunidades: Pe. Carlos Alberto de Jesus Assunção; 17h - Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento.