Trabalhadores rurais recebem sementes de milho entregues pela PME



17/03/20 06h35   Estância e região Imprimir

Em prol do desenvolvimento econômico do município, o incremento na produção agrícola é uma das prioridades da gestão do prefeito Gilson Andrade, que vem realizando ações que incentivam o pequeno produtor rural. E nesta segunda-feira, 16, em alusão ao dia de São José, padroeiro dos agricultores (que acontece no próximo dia 19), em solenidade realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estância, a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico fez a entrega de sementes de milho aos trabalhadores rurais do município. Esta ação vai beneficiar em torno de 1500 famílias que residem em mais de 40 comunidades entre assentamentos, povoados e colônias.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Gilson Andrade falou sobre a tradição do plantio de milho no mês de março, recordando inclusive, da sua infância quando auxiliava o pai na plantação, mas com uma diferença, sem o auxílio de trator e sim com as mãos. Em sua fala ele também frisou que essa é mais uma ação que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos produtores rurais do município, e citou, inclusive, outras ações como as horas de trator disponibilizadas para estes agricultores realizarem a preparação das terras para o plantio, a inseminação artificial em bovinos, e também a vacinação de equinos (cavalos e éguas) e muares (burros e mulas) contra a encefalomielite, zoonose de alta letalidade também conhecida ‘Mal de Roda’. “A doação destas sementes de milho incentiva e fortalece o homem do campo, contribuindo com o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município ", ressaltou.

Ao saudar os presentes, o secretário Carlos Blinoffi enfatizou sua alegria pelo fato de em mais um ano estar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais para fazer a entrega das sementes de milho. Ele destacou e agradeceu o trabalho da sua equipe, assim como ao prefeito Gilson Andrade por sempre estar à disposição do povo. “No total serão distribuídas três toneladas de sementes de milho, adquiridas por meio de recursos próprios, no valor de R$ 45 mil, e investidos R$ 65 mil para contratação de 360 horas de trator, além de mais 120 horas executadas por três tratores que foram adquiridos por meio de convênios”, informou.

Durante a solenidade o coordenador estadual do Movimento Camponês Popular (MCP), Felipe Caetano, fez a entrega simbólica do milho da espécie crioulo. Ele explicou que vai acompanhar o trabalho desses trabalhadores rurais que receberam as sementes para que esse tipo de milho seja multiplicando município, e assim, futuramente esses agricultores possam realizar uma gestão coletiva se organizando em bancos de sementes, por exemplo. “A nossa intenção é contribuir com a vida do pequeno agricultor, dando a possibilidade para que eles tenham autonomia, contribuindo com a geração de renda, e também a população tenha acesso a um alimento mais saudável através de uma semente limpa, sem agrotóxico e tradicional”, salientou.

A alegria dos produtores rurais marcou a ação, a exemplo de José Damião Sousa dos Santos, morador do Assentamento Agrosul. Ele disse que este é o terceiro ano consecutivo que recebe sementes de milho da gestão municipal. “Isso é muito importante porque nós precisamos dessa ajuda da Prefeitura e o prefeito Gilson não tem falhado nisso. Obrigado por essa ajuda e pelo incentivo”, disse. O agricultor Givaldo Nascimento, que mora no Povoado Rio Fundo II, também foi um dos beneficiados e de forma positiva revelou sua expectativa. “Agora é plantar e esperar para colher, porque graças a Deus a chuva já está vindo”, completou.

Estava presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estância, José Augusto Seabra Fontes; os vereadores Misael Dantas, Sandro Barreto e Tertuliano Gomes; os secretários da gestão municipal Genilson Oliveira (Procuradoria), Jorgivaldo Ramos (Governo), Romualdo Vieira (adjunto/Governo) Sérgio Bezerra (adjunto/Desenvolvimento Econômico), Danielle Muhlert (Assistência Social), Marta Monteiro (adjunta/Assistência Social), Enilson Aragão (SMTT), Renato Silva Junior (Serviços Urbanos), Laísa Sobral (Comunicação) e Joubert Denner (Meio Ambiente); além de produtores rurais e moradores das comunidades.

Secom/PME