Estância apresenta cinco candidatos a prefeito

As eleições municipais são disputadas vagas para os cargos de prefeito, vereador e vice-prefeito. Com 47.613 eleitores, o município de Estancia apresenta para as eleições de 2020 cinco candidatos majoritários e 179 proporcionais.



11/10/20 12h25   Política Imprimir

 

 O ex-vereador José Domingos Machado Soares, Dominguinhos do PT é candidato a prefeito em uma coligação puro sangue. Casado(a). Ele tem 48 anos de idade, Professor de Ensino Médio, natural de Estância - SE, candidato a Prefeito em Estância-SE pelo partido PT - 13 - Partido dos Trabalhadores. A candidata a vice-prefeita é Layra Roberta Soares Santos, conhecida como Layra de Careca (PT).

O prefeito Gilson Andrade de Oliveira, Dr. Gilson Andrade (PSD) é candidato a reeleição numa coligação formada pelo PSD, PP, PV, PSC, PCdoB e MDB. Neste pleito o seu vice-prefeito é o presidente da Câmara de Vereadores André Graça Santos (PP). Dr. Gilson é separado(a) judicialmente, 58 anos de idade, médico, natural de Itabaiana - SE, é candidato a Prefeito em Estância-SE pelo partido PSD - 55 - Partido Social Democrático na coligação CONSTRUINDO O FUTURO COM TRABALHO.

 Márcio Souza Santos (PSOL) é candidato em uma aliança formada pelo PSB, PDT e o próprio PSOL. O vice-prefeito é o vereador Tito Magno de Oliveira Garcia, Tito Magno (PSB), 39 anos. Márcio Souza é viúvo (a), tem 43 anos de idade, Policial Militar, natural de Estância - SE, candidato a Prefeito pelo partido PSOL - 50 - Partido Socialismo e Liberdade. Márcio Souza, é candidato na coligação denominada Por uma Estância Forte, Moderna e Inovadora.

A bacharela em direito Suely Barreto é candidata a prefeita em Estância pelo partido CIDADANIA - 23 na coligação Cidadania,  Suely Chaves é divorciada, 41 anos de idade e  natural de Aracaju-SE.  O vice-prefeito é o pastor Moacir Vieira dos Santos, Pastor Moacir, 76 anos.

 Cristóvão Souza Júnior (Titó) é candidato a prefeito pelo Avante. Titó é divorciado, 49 anos de idade, natural de Estância - SE, candidato a Prefeito em Estância-SE pelo partido AVANTE - 70  na coligação AVANTE. A vice-prefeita é Alessandra Conceição Gomes Santos, professora Alessandra, 49 anos.

As peças principais estão em um tabuleiro sucessório e eleitores de Estância tem agora a responsabilidade de escolher entre os cinco quem deseja pra administrar os destinos deste importante município sergipano.

Conheça um pouco a história dos nossos candidatos majoritários:

José Domingos Machado Soares, 47, católico, popularmente conhecido como Dominguinhos. Nasceu na Praia do Abaís, onde viveu até os 15 anos incompletos, é filho de Joana da Hora Machado (Dona Joaninha) - uma catadora de mangaba e de Belmiro José Soares (Seu Bezinho) - um roceiro-praiano. Possui oito irmãos: Maria Rosa, Antônia, Angelita (In Memoriam), José Roberto, José Pedro, Domingas Cristina, Marluce e Lusimar.

            É casado com a médica Quinô Cristina dos Santos e pai de três filhos: Sandino Belmiro, Maria Clara e Maria Joana, possui também duas enteadas: Swellen Cristina e Swanne Thais. É pai dedicado e zeloso, que sempre batalhou para que seus filhos e filhas alcançassem seus sonhos.

Estudou sempre em escolas públicas, iniciou no Grupo Escolar Haiti (atual Emídio de Paula Almeida), passando pelo João Nascimento Filho e Colégio Estadual Sen. Walter Franco. Licenciou-se em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós graduou-se em Didática e Metodologia do Ensino Superior na Faculdade São Luis de França.

Começou a militância política no movimento estudantil, sendo um dos principais líderes do Grêmio Elísio Matos, no Colégio Sen. Walter Franco, entre 1991 e 1994, tendo participado inclusive do 33º Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES, em São Paulo. Foi um dos fundadores do PT em Estância em 18 de maio de 1992.

Professor da rede estadual de ensino desde 2004, foi Coordenador Geral do SINTESE na Região Sul do Estado, membro da Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores –CUT. Sempre contribuiu e defendeu os movimentos sociais.

Em 1995 e 1996 assumiu a função de assessor parlamentar do então Deputado Federal Marcelo Déda. O contato com o grande político e orador sergipano contribuiu sobremaneira com a sua formação política e partidária.

Disputou 09 eleições. Para vereador: 1992 – 72 votos; 1996 – 634 votos (primeira vitória); 2000 – 528 (reeleito); 2004 – 622 votos; 2008 – 1.096 votos (eleito); e 2012 – 898 votos (reeleito); 2016 – 899 votos. Para deputado estadual: 1998 – 1.149 e 2014 – 3.989 votos.

Durante o exercício dos quatro mandatos, foi um dos parlamentares mais comprometidos e preparados de Estância, tendo utilizado sua fluência de orador para debater os grandes temas municipais, inclusive se constituindo numa referência em todo o Estado de Sergipe.

No dia 09 de abril de 2017 foi eleito presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), e desde o dia 19 de setembro do mesmo ano, atendendo ao convite do então Governador Jackson Barreto assumiu a Diretoria Regional de Educação – DRE -01.

Suely Barreto

Suely Barreto é formada em direito, pós-graduanda em direito penal e processual penal e com formação técnica em magistério. É filha de Eliana Chaves (Eliana do cartório) e do ribeiropolitano Aelio Barreto, e, mãe de filhos maravilhosos que ela define como "razões do seu viver". Trabalhou como professora de pré-escolar, no Tribunal de Justiça lotada na Comarca de Estância, na 1° Vara Privativa de Assistência Judiciária e na Corregedoria do TJ/SE, ocupou vários cargos públicos relevantes, entre eles a coordenação do SINE/NAT local.

Idealizadora e coordenadora dos projetos sócio-assistenciais: INdependência Química, Mulheres de Cores e do projeto Vida e Cultura, executado no município até 2016. Integra vários grupos e movimentos sociais do Estado, entre eles, "MOVA-SE", Movimento Atitude Sergipe e Mulheres do Brasil.

Presidiu diversos conselhos municipais como: Políticas Anti-drogas, Criança e Adolescentes, Direito dos Idosos e Assistência Social onde formulou políticas públicas necessárias para o município de Estância. Apresentou o programa "Conexão Jovem", na Mar Azul FM de Estância.

É embaixadora da mudança no projeto "Muda Sergipe". É membro da executiva estadual, do diretório nacional e presidente municipal do partido Cidadania. É integrante da assessoria do Senador Alessandro Vieira e secretária de mobilização e articulação das mulheres do Cidadania 23.

         Gilson Andrade

Dr. Gilson Andrade é candidato a reeleição. Natural de Itabaiana, nascido no povoado Matapoã, região norte do município serrano. De 1980 a 1986 trabalhou no Banese na função de escriturário e assim pode custear seus estudos na Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Federal de Sergipe, onde ingressou em 1982 e concluiu o referido curso em 1988.

            Em 1994 foi aprovado no concurso do IPES para médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia para o município de Estância. Na oportunidade, a convite de um colega médico, dr. Gilson Andrade assumiria um plantão no HRAM – Hospital Regional Amparo de Maria, o que o motivou a mudar-se para Estância. Tempo depois implantou uma clínica de ultrassonografia que atende a região sul do estado de Sergipe, atualmente transformada em clínica da Mulher, oferecendo os serviços de Ginecologia e obstetricia.

            Ingressou na política por meio do PFL (hoje DEM), determinado a enfretar novos desafios, foi candidato a vice-prefeito de Estância nas eleições municipais de 2004, com Ivan Leite sendo candidato a prefeito pelo PSDB. Juntos obtiveram mais de 15.600 votos.

            Em 2010, elegeu-se deputado estadual pelo PTC (Partido Trabalhista Cristã) com 15.395 votos, sendo que mais  de 35%  desses votos foram apurados nas urnas da cidade de Estância. Em 2014 foi reeleito e teve uma votação bastante expressiva atingindo a marca de 26.160 votos.

            No ano de 2016  Gilson é eleito prefeito de Estância com 14.405 votos. O seu principal adversário, então prefeito Carlos Magno que disputou a reeleição ficou com 11.149 votos.

Márcio Souza

È o economista e militar Márcio Souza vai pra sua  quarta disputa majoritária, ele concorreu em 2008, 2012 e 2016. Ele é formado em ciências economicas pela Universidade Federal de Sergipe, posgraduado em gestão pública também pela UFS. É servido público estadual da segurança pública , há mais de 20 anos, hoje na função de sargento da PM e trabalha no 6º Batalhão da Polícia Militar, antes de ingressar no serviço público Márcio foi auxiliar de escritório, trabalho na antiga farmácia comunitária da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, foi operário de fabrica e também professor de curso profissionalizante.

            A partir de 2002, Márcio Souza faz sua militância partidária pela esquerda, militando inicialmente no PT, ao lado do professor Dudu. Em 2006, funda o PSOL em Estância, começa sua vida pública em 2008 concorrendo pela primeira vez a Prefeitura de Estância. Em 2012, novamente foi candidado a prefeito de Estância obtendo 7,08% dos votos válidos e em 2016 teve uma votação surpreendente conquistando 9.556 ficando em terceiro lugar.

Titó

Cristóvão José Fontes de Souza, (popular Titó) é candidato pelo Partido Avante e vai para sua terceira disputa como candidato a prefeito de Estância. Cristóvão José Fontes de Sousa Júnior - TITÓ nascido em 29 de setembro de 1971. Filho de Iolanda Batista de Almeida Sousa e Cristóvão José Fontes de Sousa é natural de Estância-Sergipe. Pai de Daniel Sousa, Campeão Brasileiro de Judô. Começou a trabalhar aos 14 anos como Office boy na Caixa Econômica Federal, exerceu o Cargo de Oficial de Justiça durante dez anos de 1992 à 2002 no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. Tem 49 anos é Graduado em Administração, Pós Graduado em Marketing, Corretor Perito Avaliador de Imóveis e Acadêmico de Direito.

Político Nato e Tradicional, é Bisneto do Ex-Prefeito Leopoldo de Araújo Souza 1930 à 1932 ; 1935 ; 1937 à 1941 ; e Neto do Também Ex-Prefeito Raymundo Silveira Souza " Seu Raimundinho " 1946 à 1947 ; 1967 à janeiro de 1971 ; 1973 à janeiro de 1977. Considerado Melhor Prefeito Que Nossa Querida e Amada Cidade Já teve no Comando da Prefeitura Municipal de Estância.

O Titó ja disputou diversas eleições: foi candidato a vereador em 1992, 2000 e 2004. Em 2006 foi candidato a deputado estadual e em 2008 disputou pela primeira vez a Prefeitura de Estância. No ano de 2014 foi candidato a deputado federal, obtendo 1621 votos, sendo 1080 votos de Estância. Em 2016 concorreu pela segunda vez a Prefeitura de Estância. Agora Titó filiado ao Partido Avante 70 disputar mais uma vez a Prefeitura de Estância, tendo como Vice Prefeita Professora Alessandra

Fonte: Jornal Folha da Região