Verão será de altas temperaturas e chuvas abaixo da média em Sergipe

A previsão é de temperaturas acima de 30°



22/12/20 11h11   Diversos Imprimir

Nesta segunda-feira (21), às 7h02, teve início, oficialmente, o verão no hemisfério Sul do planeta. O dia amanheceu com céu azul e forte calor e a previsão é que os próximos meses sejam de temperaturas mais quentes, que podem ficar acima de 30° em todas as regiões de Sergipe.

No Brasil, o verão é caracterizado por apresentar dias mais longos do que as noites, clima quente e chuvas constantes, pelo menos no litoral, em decorrência da rápida evaporação das águas pelo calor do Sol. O começo do verão é marcado pelo evento astronômico denominado solstício de verão, ou seja, é o período em que o hemisfério Sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. 

Segundo o meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe, Overland Amaral, esta estação é marcada por mudanças rápidas das condições do tempo, com ocorrências de chuva geralmente no fim da tarde, mas os efeitos clássicos do fenômeno “La Niña” no Brasil, para a região Nordeste, são de um verão com chuva abaixo da média normal sobre a maioria dos estados nordestinos, inclusive em Sergipe. “Não é uma estação de grandes chuvas, mas não quer dizer que não vá passar sistemas de chuvas, como habitualmente passam. As chuvas convectivas do Norte vão se formando e, durante o mês de janeiro, atuam climatologicamente também sob a região Nordeste”, observa.

 Até o fim do mês de março, os termômetros devem chegar a temperaturas máximas de 36° em algumas regiões de Sergipe e, ao final deste período, inicia-se o período chuvoso. “O fim do verão ocorre dia 20 de março de 2021, quando terá início o outono e o período tende a ser mais chuvoso”, esclarece Overland Amaral. Segundo ele, em Aracaju, a previsão para o verão é de menos ocorrências de chuvas na capital e no interior e o sistema que deve predominar pode trazer menos nebulosidade e insolação.

Agência Sergipe Notícias