Misael Dantas foi eleito Presidente da Câmara de Estância



08/01/21 11h50   Política Imprimir
Radialista Zeno Santos e o vereador Misael Dantas

Por 14 votos e uma abstenção o vereador Misael Dantas Soares (PSC) foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Estância (SE) para o biênio de 2021/2022. A eleição aconteceu na tarde dessa sexta-feira (01), durante solenidade que ocorreu nas instalações do Palácio Prefeito Pascoal Nabuco, sede da Câmara Municipal.

Momentos antes os quinze vereadores fizeram o juramento de posse durante sessão que foi presidida pela vereadora Alinete Soares (PP) por ser a de mais idade entre os Pares. A chapa foi única e recebeu aprovação da grande maioria dos parlamentares, até mesmo dos vereadores da posição – Matheus Noventa (PSB), Evandro da Praia (PSOL), Artur Oliveira PT), Tertuliano Pereira (Republicanos), Isaías Negobia (PSOL).

Em 2012 foi eleito no 9º lugar para o seu primeiro mandato. Reeleito no 5º lugar em 2016 e, agora, no 4º lugar,  em 2020.

Misael Dantas é um dos principais aliados do prefeito Gilson Andrade (PSD) e durante 2017/2020 foi o líder do prefeito na Câmara Municipal, tarefa que conduziu com muita sapiência, quando manteve uma relação de respeito com a bancada de oposição, trabalho reconhecido pela bancada de situação e pela oposição também.

Estarão nesses dois anos (2021/2022) sentados ao seu lado: vereador Artur Oliveira (vice-presidente), Zé da Paz (1º secretário), Alinete Soares (2ª secretária).

Em sua fala de gratidão pelo momento alcançado agradeceu aos seus primeiros professores, aos seus pais, irmãos, familiares que tanto lhe ajudaram no curso da vida; bem como agradeceu aos prefeitos de outros municípios, diretores de escolas que lhe deram oportunidades, agradeceu ao povo estanciano que lhe confiou mais um mandato, agradeceu o apoio recebido do prefeito Gilson Andrade e agradeceu a Deus. 

 

Nova Mesa Diretora
 

A Mesa Diretora é o órgão responsável pela definição das diretrizes e do planejamento da Câmara Municipal.

 

A função do Presidente da Câmara vem disciplinada na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

O Presidente da Mesa (que nós chamamos de Presidente da Câmara) desempenha funções de legislação, de administração e representação. Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e, finalmente, de representação quando atua em nome da Câmara.

 

Ascom CME