Prefeitura de Estância detalha plano Municipal de imunização em coletiva para imprensa



19/01/21 05h15   Saúde Imprimir

Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 19, no Auditório da Unidade de Saúde da Família Irmã Madalena (CSU), o Prefeito Gilson Andrade (PSD) e o Secretário Municipal da Saúde Lourival Júnior , detalhou como será a logística do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.

 

Na coletiva foi explicado que a primeira fase da vacina é direcionada para os profissionais da Saúde, pessoas com mais de 60 anos institucionalizado (asilo) e indígenas.

"Nós elaboramos o nosso plano Municipal seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Nessa primeira remessa o município de Estância recebeu 1.032 doses da Vacina Coronavac, e inicialmente serão vacinadas 516 pessoas que atuam na linha de frente da Covid-19 (Unidades Sentinelas e os Hospitais Jessé Fontes e Amparo de Maria), como também os idosos do Asilo Santo Antônio", destacou o prefeito Gilson Andrade.

O Secretário Municipal da Saúde, Lourival Júnior, explicou o motivo de só aplicar metade das doses recebidas. "Como é de amplo conhecimento, as vacinas em uso no Brasil requerem a aplicação de duas doses. Para assegurar que a mesma pessoa receba as duas doses do mesmo laboratório, de cada lote recebido vamos aplicar metade delas , para garantir a reaplicação da segunda dose 14 dias depois. Isso porque não se tem a garantia que uma futura remessa será do mesmo laboratório" pontuou.

Seguindo as determinações do Chefe do Executivo Municipal, o setor de imunização pretende iniciar a vacinação nesta terça-feira, a partir das 14 horas, pelos aplicadores e trabalhadores da linha de frente das duas Unidades Sentinelas. Em seguida serão montadas equipes fixas para vacinação no Jessé, HRAM e Asilo Santo Antônio. A vacina segue entre os profissionais da Saúde a medida que mais doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde, até concluir o primeiro grupo prioritário. Sendo que a meta é vacinar 95% de cada grupo. Serão vacinadas o total de 10.380 pessoas nas 4 fases do plano Municipal de Vacinação, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A reunião contou com a presença do vice-prefeito André Graça; Vereador Misael Dantas; Secretária da Comunicação, Laísa Sobral e do adjunto Genilson Máximo; da Coordenadora de Imunização Marielle Rodrigues; Coordenadora de Vigilância Sanitária , Jéssica Souza, jornalistas, radialistas e profissionais da imprensa escrita.

secom/PME