Projeto Gratidão: servidores aposentados são homenageados pela Secretaria de Educação

Ao todo, 73 servidores aposentados receberam a homenagem nessa edição, por terem se dedicado à educação na rede da administração pública estadual



20/08/21 02h24   Diversos Imprimir

Aproveitar o tempo e ressignificar o momento de aposentadoria. Assim será a vida de muitos dos servidores recém-aposentados da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) que foram homenageados na manhã desta quinta-feira, 19, por meio do Projeto Gratidão, uma iniciativa do secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho e que chega a nona edição. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe e conduzido pelo diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), professor Jorge Costa Cruz Júnior.

Ao todo, 73 servidores aposentados receberam a homenagem nessa edição, por terem se dedicado à educação na rede da administração pública estadual. “A aposentadoria não deve significar imobilidade, mas sim um direito que deve ser usufruído com alegria. Sonhem novos sonhos, desenvolvam suas vidas e novos projetos. Vivam intensamente com a sabedoria dos experientes. Vocês serão sempre educadores, mesmo não estando mais na profissão. Registro a minha gratidão e respeito por todos vocês que dedicaram grande parte de suas vidas à educação”, disse o professor Jorge Costa.

Durante a transmissão foi feita a entrega simbólica do certificado de reconhecimento pela dedicação à Educação Pública Estadual. Foi escolhido e citado nominalmente um servidor por cada diretoria regional de educação para representar os demais servidores recém-aposentados: Antonina Oliveira de Lima (DEA), Jacó Nascimento (DRE 1), Dulce Leonarda de Souza Viana (DRE 2), Rita de Cássia Santos (DRE 3), Izabete Araújo Nascimento (DRE 4), Joselita Ferreira (DRE 5), Amilton Fernandes Lima (DRE 6), Silva Rejane da Silva Santos (DRE 7), Vilma dos Santos Ernesto (DRE 8) e Gival Simões de França (DRE 9).

O servidor Gival Simões de França está se aposentando após ter trabalhado por 35 anos como motorista, servindo à Diretoria Regional de Educação 9. “Para mim é uma imensa honra, depois de ter trabalhado por tantos anos, ser homenageado pela Secretaria de Educação. Meu futuro agora vai ser relaxar, descansar, brincar com meus filhos e netos”, afirmou.

Palestras

Essa nona edição do Projeto Gratidão teve início com uma palestra ministrada por Igor Coêlho Nunes, coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, sobre o tema “Sabedoria Não Se Aposenta”. Ele alertou aos servidores sobre a necessidade de encarar esse momento não como uma ruptura, mas como uma mudança na vida. “É preciso que os aposentados aproveitem esse tempo livre para estar com a família, divertir-se, aprender coisas novas, fazer algo que seja significativo para eles. A vida é permeada por mudanças. Quando elas são impostas por um ciclo natural da vida, precisamos nos adaptar. Então para mim, a aposentadoria é o fechamento de um ciclo para uma continuidade. Cada ponto final é uma oportunidade para um novo parágrafo”, afirmou.

A programação contou ainda com a presença da biomédica Gilmara Beatriz, que apresentou informações a respeito dos cuidados com a utilização da máscara facial e a importância da vacinação. “Venho para dizer a todos que tomem a vacina contra a covid-19, seja ela qual for. Não acreditem em notícias falsas. Os estudos apontam a segurança e eficácia delas. Nós queremos que todos fiquem bem”, declarou.

Em seguida foi exibido um vídeo com o estagiário em Educação Física Pedro Rossi, que falou sobre o tema “Sedentarismo e Inatividade Física na Pandemia". “Estudos mostram que exercícios físicos como correr e pedalar aumentam a imunidade, principalmente do aparelho respiratório. Isso pode minimizar a morbidade e mortalidade decorrente do novo coronavírus.

O agradecimento aos aposentados foi finalizado com a exibição de um vídeo com apresentação da cantora Célia Gil e do músico Plínio Marcos, também servidores da Seduc, com a música “Primeiros Erros”.

Atividades de apoio

Nessa edição, o projeto traz como novidades as atividades de apoio à aposentadoria, as quais incluem uma cartilha educativa sobre direitos previdenciários na educação de Sergipe, bem como atividades formativas de educação em saúde, educação financeira e empreendedorismo para os que desejarem participar. As ações formativas previstas contarão com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalho (CEREST), da Secretaria de Estado da Saúde e do Instituto Península – Plataforma Vivescer.

Esse momento reservado para o Projeto Gratidão também é resultado de uma ação conjunta entre as duas secretarias estaduais. Além da homenagem aos servidores recém-aposentados, a Seduc e a SES construirão um protocolo em saúde mental dos trabalhadores da Educação do Estado de Sergipe, direcionado ao enfrentamento aos transtornos pós-pandemia, bem como no cotidiano.

Agência Sergipe Notícias