Projeto Costura que Protege foi oficialmente lançado em Aracaju



20/09/21 12h56   Diversos Imprimir

Financiado pela Fundação Herbert Daniel, foi lançado no último sábado, dia 11 de setembro em Aracaju o “Projeto Costura que Protege”. O projeto tem como objetivo a confecção de máscaras de tecido como fonte alternativa de renda e medida de prevenção a contaminação do Covid-19. 

O projeto visa capacitar jovens e adultos para a confecção de máscara e geração de renda. Cinco municípios do estado de Sergipe foram contemplados, são eles: Cristinápolis, Estância, São Cristóvão, Itabaiana e Aracaju. As etapas principais são as oficinas de capacitação e as lives que vão destacar a importância do uso de máscara, o descarte correto dos resíduos sólidos, o empreendedorismo, com ênfase nas questões ambientais. 

Costura que protege também tem utilizado dos meios digitais, principalmente o Instagram, facebook, whatsapp, radiodifusão, mídias eletrônicas e jornal impresso para divulgação de boas práticas sobre meios de utilização da máscara. 

O presidente do Partido Verde em Sergipe e membro do Conselho da Fundação Herbert Daniel, Reynaldo Nunes afirmou, que “o projeto é importante porque foca principalmente em duas questões fundamentais, primeiro a questão da saúde, que é o combate da pandemia, através da produção da máscara e segundo ponto, foca na questão econômica”.

          Reynaldo ressaltou que apesar dos índices da pandemia está diminuindo em Sergipe, com queda nas mortes, o risco do variante delta, ou seja, mesmo com diminuição dos índices a população deve continuar usando máscaras e mantendo o distanciamento.

          César Franco, presidente do PV de Estância parabeniza o projeto pelo seu aspecto socioeconômico, agregado a questão sanitária na produção de mascaras. Ele destaca também que mesmo caindo índices de contaminação é sempre bom uso de máscara, álcool e gel seguirmos os demais protocolos sanitários. 

            Para Waldson Diniz, presidente do PV de Itabaiana, a Fundação Herbert Daniel está de parabéns por patrocinar esse projeto social que beneficia em conjunto cinco municípios: Cristinápolis, Estância, São Cristóvão, Itabaiana e Aracaju, ele disse que é importante propagar essa ideia do bem.  

 Edson Fontes dos Santos presidente do PV de São Cristóvão também parabenizou a idealização do projeto, afirmou ele que beneficia pessoas de baixar renda, capacitando a produzir as suas próprias mascaras e sendo também uma fonte de renda. 

           Por fim, ouvimos a coordenadora do projeto, a professora Neuma Rúbia, ela relatou que tudo começou de forma online, com reuniões virtuais, divulgação nas redes sociais, mas neste dia 11 de setembro, seguindo todo protocolo sanitário, como o uso do álcool, gel e o distanciamento social ocorreu de forma presencial. 

            Entusiasta do projeto professora Neuma, afirmou que mesmo com o avanço da imunização é necessário sim o uso das máscaras, ela explica que o uso é um apoio para a imunização, "estamos ouvindo todos os dias que o índice está caindo, mas precisamos continuar fazendo a nossa parte: fortalecer a imunização e sensibilizar as pessoas para o uso das máscaras”, destaca.

 Além do aspecto sanitário, a Neuma Rúbia destacou que “Costura que Protege” incentiva o empreendedorismo e a geração de renda. Ela informou também que nos próximos vão acontecer as lives, focadas na pauta do empreendedorismo, descartes dos resíduos sólidos, das questões ambientais e da sustentabilidade. “No final, vamos também elaborar um relatório técnico das atividades realizadas, com filmagens, registros fotográficos, digital e impresso, sobre o referido projeto”, concluiu a coordenadora. 

Por José Augusto dos Santos DRT 705/SE