Prefeitura de Estância lança livro Estância Secular do pesquisador Acrísio Gonçalves

A obra literária aborda aspectos do povoamento de Estância, escravatura e elementos culturais



26/10/21 04h36   Cultura Imprimir

A cidade pioneira na imprensa escrita, sede do primeiro jornal sergipano, foi palco de um momento sublime na noite de segunda-feira, 25 de outubro, com o lançamento do livro 'Estância Secular' do pesquisador e professor da rede Municipal de Ensino de Estância, Acrísio Gonçalves. 

Ocorrida na Secretária Municipal da Cultura e do Turismo de Estância, a solenidade da noite de autógrafos foi bastante concorrida e contou com a presença de autoridades a exemplo do Prefeito Gilson Andrade (PSD), do vice-prefeito André Graça, do Presidente da Câmara de Vereadores Misael Dantas e secretários. Além das autoridades, diversos outros segmentos sociais também estiveram presentes como professores, escritores, jornalistas, poetas, intelectuais, compositores entre outros. 

"Quero parabenizar o professor Acrísio Gonçalves por eternizar,  com este livro, uma parte da história da nossa cidade de Estância. Há dois anos em outra solenidade de lançamento do livro de Carlos Modesto que conta a história dos cinemas estancianos, eu fui procurado pelo professor Acrísio para que a Prefeitura de Estância também pudesse patrocinar a publicação do seu livro. Um trabalho sonhado há muitos anos e que começou a sair do papel em 2011. Quis o destino que uma década depois fosse possível concretizar esse sonho, e o lançamento do livro ocorre justamente no dia 25 de outubro, data que comemoramos os 190 da transferência da sede da Vila de Santa Luzia para Estância em 1831", destacou o prefeito Gilson Andrade. 

A noite foi abrilhantada pela exposição do artista plástico Felipe Leite, que expôs diversas obras no Corredor Cultural Félix Mendes. Além do recital poético feito pelo Clube dos Poetas Estanciano (CPE), e a música do jovem cantor Yves Uellendahl. 

Patrocinado pela prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, o livro Estância Secular teve sua importância ressaltada pela Secretária da pasta, Lidiane Nobre."Estamos fechando com chave de ouro a programação dos 400 anos de povoação de Estância. O lançamento do livro Estância Secular traz a nossa Cultura, a nossa história e fatos importantes sobre a cidade de Estância. Então hoje foi uma noite muito agradável que contou com a presença de diversos segmentos. Fico muito feliz que o Prefeito Gilson Andrade abraçou desde o início a ideia, e o livro foi lançado com patrocínio exclusivo da Prefeitura de Estância", afirmou Lidiane.

Durante sua fala, o escritor Acrísio Gonçalves disse que a inspiração para seu livro surgiu a partir de pesquisas feitas sobre Santa Luzia. "Estou muito emocionado com o lançamento desse livro. Curiosamente eu estava pesquisando sobre a história de Santa Luzia, e no processo de busca de dados encontrei muitas informações sobre a cidade de Estância. Então eu resolvi fazer uma viagem sobre a história do jornal Recopilador Sergipano, do bairro Porto D' Areia, sobre a escravidão estanciana, nomes de ruas e sobre a nossa cultura. O livro aborda questões delicadas mas que é preciso chegar ao conhecimento do público. Então espero que cada leitor possa se deleitar com uma parte da nossa história assim como eu quando estava escrevendo", explicou Acrísio. 

A obra 'Estância Secular’ foi publicada pela editora J.Andrade e descrita em 341 páginas, e na solenidade de lançamento cada presente recebeu um exemplar autógrafado pelo autor. 

 

Secom PME