Eleições 2024: eleitores tem até 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título



18/02/24 01h47   Política Imprimir

Precisa emitir, transferir de local de votação ou regularizar título de eleitor? Fique atento: os cidadãos que pretendem votar nas eleições municipais de outubro de 2024 para resolver pendencias junto à Justiça Eleitoral tem até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros eleitorais.

O cumprimento do prazo vale para jovens a partir de 16 anos que pretendem votar pela primeira vez e para o eleitor que está em situação irregular por ter deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas.

Para regularizar a situação, o eleitor deve entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – e acessar as opções disponíveis. Para checar a situação da inscrição eleitoral, basta preencher o número do CPF.

O PLEITO – No primeiro turno, que será realizado no dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.  Já o segundo turno está previsto para o dia 27 do mesmo mês em municípios com mais 200 mil eleitores em que nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer a disputa na primeira rodada.

ATENDIMENTO VIRTUAL – Para regularizar a situação eleitoral, a Justiça Eleitoral disponibiliza atendimento virtual. O sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net oferece serviços como: primeiro título; consulta e troca do local de votação; regularização do título eleitoral cancelado (revisão); transferência de município de domicílio eleitoral; entre outros serviços.

JL Política