Safernet e do Facebook expandem programa de cidadania digital para quilombos e terras indígenas



05/10/21 06h07   Educação Imprimir

A segunda edição do programa Cidadão Digital (cidadaodigital.org.br) , parceria da Safernet Brasil com o Facebook, está a todo vapor e já soma mais de 100 horas de atividades em 2021. Após um processo de seleção que teve 963 inscritos, 14 jovens foram selecionados como embaixadores e estão atuando com adolescentes da rede pública de todo o país em atividades sobre privacidade, ciberbullying, autocuidado e desinformação, entre outros temas.

Os 14 embaixadores, a maioria universitários, têm entre 20 e 25 anos e acumulam diferentes formações. Sua missão é levar atividades sobre cidadania digital para 50 mil alunos de escolas públicas e 8 mil educadores das cinco regiões do país até dezembro deste ano. 

Pela primeira vez, a Safernet formou embaixadoras quilombola e indígena, que deverão atuar em comunidades de todo o país:

Ana Thereza Farias, 22, estudante de enfermagem, vem do quilombo de Umarizal, em Baião, no Pará. Atualmente morando em Palmas, no Tocantins, ela tem buscado parcerias com escolas quilombolas dos dois estados e de outras regiões.

Janaína Jenipapo, 25, com formação em licenciatura intercultural indígena, tem o desafio de articular ações para além da terra indígena em que vive, em Aquiraz, no Ceará. 

Os demais 12 jovens são do Amazonas, Rondônia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Eles terão a missão de levar ações do programa para escolas, ONGs e projetos sociais. 

Sergipe

Em Sergipe, Tayná Gomes, 24 anos, é a embaixadora selecionada pelo programa. Formada em psicologia, ela compreende que a cidadania digital não é composta apenas de direitos e deveres no mundo digital, mas entender como a internet pode mudar nossa vida. 

“Escutar as pessoas nesse momento (da pandemia) e oferecer suporte e pensar a educação nesse momento é uma das principais mensagens do programa”, afirma ela. 

Confira de apresentação da embaixadora Tainá: https://www.youtube.com/watch?v=JrcLau02_JQ&list=PLmDjg5k2MLMHQktHWklngT9K4Gg49wtB_&index=39

Os embaixadores são bolsistas do projeto e recebem uma ajuda de custo mensal de R$ 1500. As atividades de educação digital ministradas por eles contam com mentoria e supervisão da equipe da Safernet, que orientou os jovens, por exemplo, na criação de conteúdos digitais. 

A experiência da primeira edição do Cidadão Digital, realizada em 2020, ajudará os jovens embaixadores este ano, pois cinco embaixadoras da primeira edição foram escolhidas para atuarem como mentoras na edição 2021. 

“Em 2020 tivemos o desafio de moldar o projeto para atender às necessidades do ensino remoto. As mentoras, ex-embaixadoras, se destacaram não apenas pela qualidade das atividades que realizaram com as escolas, mas também pela criatividade, responsabilidade e ideias que trouxeram para o projeto. Elas se juntam à equipe da Safernet para acompanhar e orientar de perto os novos embaixadores e garantir que nossas ações sejam pautadas pelo extremo cuidado e responsabilidade com as escolas e os temas que tratamos”, explica Guilherme Alves, coordenador de engajamento de jovens da Safernet.

Conheça o programa

O Cidadão Digital é um programa da Safernet e do Facebook para promoção da cidadania digital por meio de atividades e conteúdos inovadores que sensibilizam e educam sobre seis temas: 

privacidade e reputação online;

criptografia;

respeito e empatia nas redes;

relacionamentos saudáveis online;

autocuidado e saúde emocional; 

educação midiática. 

O conteúdo de educação midiática contou com a colaboração do Instituto Palavra Aberta, de promoção da liberdade de expressão. 

Escolas podem solicitar ações gratuitas 

O projeto pretende alcançar adolescentes de 13 a 17 anos -- dos últimos dois anos do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio -- alunos de escolas públicas e educadores que atuam no ensino público e também em projetos sociais.

Educadores, secretarias de educação municipais e estaduais e ONGs que desejem inscrever suas escolas e projetos sociais no Cidadão Digital, devem fazê-lo por meio do cadastro disponível no site do programa: https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/inscricoes-educadores.html 

 

Os educadores também podem se inscrever para a formação dedicada aos profissionais da educação, também gratuita, de 25h, autoinstrucional e online, com certificado.

Reconhecimento internacional

Em 2020, o programa Cidadão Digital impactou com suas ações mais de 97 mil estudantes, por meio de 660 atividades que mobilizaram também mais de 61 mil educadores. A formação dos embaixadores contou com a produção de 457 conteúdos, que depois fizeram parte das atividades realizadas em 18 estados e no Distrito Federal. 

Ao todo, foram mais de 922 horas de atividades em diversos formatos que pudessem engajar os estudantes, como videoaulas, dinâmicas em aplicativos de mensagem, jogos e quizzes e exercícios em grupos de redes sociais. 

O projeto foi um dos finalistas do WSIS Prizes 2021, premiação internacional concedida pela União Internacional de Telecomunicações, agência da Organização das Nações Unidas. 

Em 2021, todos os conteúdos produzidos em 2020 continuarão disponíveis para download e farão parte da formação dos jovens. Além do Guia Cidadão Digital, cartilha que aborda os temas centrais do programa e traz sugestões de atividades, há ainda conteúdos audiovisuais, como as videoaulas conduzidas por embaixadores do programa, disponíveis no Facebook e no Instagram da Safernet. O guia está disponível para download no site www.cidadaodigital.org.br , também em versões em espanhol e em inglês.


Cidadão Digital Sergipe